DO “ROLA A BOLA” A INOVACAO PEDAGOGICA NAS AULAS DE EDUCACAO FISICA - VOLUME 30 - UMA ANALISE DOS BASTIDORES DO COTIDIANO ESCOLAR PUBLICO

DO “ROLA A BOLA” A INOVACAO PEDAGOGICA NAS AULAS DE EDUCACAO FISICA - VOLUME 30 - UMA ANALISE DOS BASTIDORES DO COTIDIANO ESCOLAR PUBLICO
isbn13
R$ 62,28

Nas últimas décadas, observamos um aumento considerável na produção do conhecimento sobre Educação Física Escolar. Artigos e livros são publicados frequentemente, professores apresentam pesquisas e reflexões sobre a sua prática pedagógica em diversos eventos espalhados por todo Brasil, revistas pedagógicas fazem reportagens sobre o ensino da Educação Física na escola. Todavia, parece que essa área de conhecimento ainda não recebe a devida importância no currículo da Educação Básica. Talvez, isso ocorra porque muitos docentes de Educação Física ainda são considerados como um “rola a bola” da escola. Essa expressão foi criada para se referir àqueles que não sistematizam a sua ação didática e, na maioria de suas aulas, apenas entregam os materiais esportivos para os estudantes e deixam que realizem as práticas corporais que mais gostam sem qualquer orientação, sem objetivos educativos predefinidos, nem avaliação de aprendizado. Isso ocorre em todos os ciclos de escolarização. Felizmente,