\"Valter nos convida, com seu livro, a um amplo recorrido sobre o que a Educação Física escolar \"vem sendo\", revisando em profundidade os discursos legitimadores que a constituíram, entrelaçados com os deslocamentos de fenômenos/conceitos em movimentos societários mais amplos. No mesmo movimento, menciona um conjunto de indagações que afetam não apenas nossa área, mas que a transpassam neste processo de transição de \"modernidade sólida\" para \"modernidade líquida\" em que vivemos. Nesse esforço, procura não \"legislar\" sobre o que a Educação Física \"deve ser\", colocando-se como um \"intérprete\" e protagonista da área, convidando os leitores a participar da construção \"do que pode vir a ser\". (...) A questão, então, é saber quão autônomos nós, os professores de Educação Física, estamos decididos a ser e em que medida estamos nos dispondo a participar intensamente na permanente (re)construção do discurso legitimador de nosso componente curricular na Educação Básica. As indagações aqui levantadas constituem-se num excelente plano de trabalho para essa empreitada.\" Fernando Jaime González